Wednesday, August 02, 2006

Obrigada a todos!

Obrigada pelo carinho de todos!

Sabe, foi um momento de muita dor quando ela partiu... mas agradeço a Deus por te sido em casa, com as suas mamães e papais... Eu sabia que aquele seria o último dia dela entre nós; vi isso nos seus olhos.

A saudade tá aqui e vai permanecer sempre, mas estou mais conformada. Vou contar pra vcs como foi o nosso dia, pq eu fiquei tão atordoada no dia em que ela partiu, que só consegui passar aqui e dar a notícia. Todos vocês foram muito importantes em nossas vidas, dando apoio, força, me colocando "pra cima" quando eu mais precisei.

No dia em que ela se foi, eu dei um "banho" nela com uma toalhinha, pq ela não tava mais se lambendo. Achei que isso devia estar incomodando muito ela, que era tão "fresquinha"... se tivesse qualquer coisinha estranha no pelo ela ficava se lambendo muuuuito tempo pra tirar o "corpo estranho"... Limpei, escovei, fiz muito carinho... ela tava adorando! Vi isso nos olhinhos dela! Mas nós duas sabíamos que era uma despedida. Escrever isso dói, mas a verdade é que sabíamos. Naquele dia eu percebi que ela estava no seu limite.

Sinto muita falta dela...

Depois das 18 horas ela começou a ficar mais abatida. Ela começou a não andar... a evolução foi muito rápida! As 23:45 (horários aproximados, tá gente!) ela começou a ficar inquieta e começou a tentar ndar pela casa de qualquer jeito; eu e minha irmã auxiliávamos ela, mas percebemos que não tava bem mesmo. Liguei pra Simone e ela me falou pra levá-la pra uma clínica 24 h com urgência, mas ela se agitou mais. Então corremos e fizemos mais soro subcutâneo; nessa hora ela ficou quietinha. Depois do soro ela se agitou novamente e então colocamos ela dentro de uma caixa de papelão grande pra ver se ela acalmava e ficamos ajudando ela. Mas infelizmente ela se foi, lá dentro da caixinha. Ela estava amparada pelas mãos das mamães dela.

A morte é triste! Pegamos o estetóscópio pra ouvir o coraçãozinho e ele tava batendo ainda, muito fraquinho. Então corri pra clínica. Sabem, na rua em que eu moro tem uma clínica 24 horas, mas foi aquela que fez a "lambança" na minha pequena. Não levei ela pra lá! Não tinha confiança, ainda mais naquela hora. Levei numa um pouquinho mais distante, mas antes de sairmos ela se foi. O coraçãozinho guerreiro dela parou... Levei ela assim mesmo, não dava pra acreditar! Tinha que ter um parecer médico! Lá ele examinou e me confirmou... ela faleceu.

Voltamos com ela pra casa. Aquela clínica da lambança leva os animais para enterrar, mas nem pra isso eu confie. Coloquei ela numa caixinha, com a roupinha "piuí" dela (uma roupinha cheia de trenzinho, que toda vez que eu falava "vamos colocar o piuí", ela corria...) e o corpinho dela ficou aqui comigo a noite toda. Cuidei dela com carinho, mesmo quando já não estava aqui.

Sabe, na hora do banho, eu pedi perdão por alguma coisa que tenha feito ela ficar brava, pedi desculpa por pertubá-la com tanto remédio, mas que tudo o que eu fazia era pro bem dela... E ela me respondia com os olhos, dizendo que sabia. Disse também que a amava muit e beijei ela muuuuito!!!

De manhã, peguei minha pequena e levei ela na Gatos & Gatos... ali sim, na clínica que ela foi tratada dignamente, graças a ajuda de vcs, ela estava em boas mãos. Entreguei minha pequena, a medicação que ela tomava pra doação e saí... Esse foi um dos mais tristes. Saí sabendo que não voltaria para buscá-la. Desabei como nunca! Meu marido parou o carro, me abraçou e chorou comigo. Ele me ajudou muito também. Pra quem não sabe, eu me casei no dia 15 de julho e eu poderia muito bem estar em lua de mel, mas conversei com ele e ele me apoiou. Passei meu período de licença com minha pequenininha. Dormi aqui na casa da minha mãe pra cuidar dela. E não me arrependo de nada!!!

Quero agradecer a todos vcs novamente... Lucy, Cassia, Vanessa, Rose... a todos que compraram a rifa, que oraram, meu muito obrigada! O dinhiro que vcs arrecadaram pra rifa ainda vai ser utilizado pras despesas com a Shay; ainda resta pagar 1 cheque da cirurgia, os exames que também foram pagos em cheque nessa última semana (ultra, urina), o cartão, com as despesas com remédios, soro, enfim...

Olha, vou voltar agora na comunidade e ver tudo o que aconteceu na minha ausência... Minha pequena se foi, mas posso dizer a qualquer um que os gatos são os animais mais fiéis, carinhosos e com personalidade. Ao contrário do que o senso comum diz, não se apegam a casa, se acostumam com ela; se apegam aos donos SIM! Shayenne me acordava de manhã pra eu ir pro trabalho na hora certa, me esperava na porta na hora de voltar, me chamava pra dormir e me dava carinho com suas cabeçadas... ronronava gostoso e me dava muitos beijos... Vou amá-la pra sempre; ela será sempre A MINHA GATINHA PEQUENININHA, que veio aqui pra casa com um olhinho fechado por causa da rinotraqueíte, que tive que acordar no meio da noite pra dar leite na mão, pq ela não sabia beber na mamadeira ou na vasilha... (veio pra cá arrancada da mãe, pq o dono não queria os filhotes), a gatinha que eu ri quando ela trocou os dentes (já perceberam como eles ficam fofos sem dente quando novinhos?), que briguei quando comeu meu fone de ouvido, que chorei quando se foi.

MINHA SHAYENNE! Guerreira, forte, temperamental, brabinha, bagunceira e desastrada... Com um olhar a gente se entendia, até quando estava doente... via que ela não tinha desistido e isso me fortaleceu.

Saudade, pequena!
:(

Sunday, July 30, 2006

Mais notícias da Shay

Um dia de dor

Hoje, aos poucos minutos deste dia, minha pequenininha me deixou... É uma dor insuportável!
Quero agradecer a todos que oraram, que ajudaram, que nos deram força... Obrigada!
Tá difícil. A dor e a saudade são muito fortes... Ela se foi e vai deixar um vazio enorme. Minha pequena guerreira... Vai ser difícil sem você! Foram 12 anos de muito amor, muitas alegrias, muito companheirismo. Estivemos firmes até o final; firmes e juntas!
SHAY, AMO VOCÊ!!!!!!!! SAUDADE PRINCESA!!!!!!!!!

31 de julho

14:00
Hoje eu tô muito preocupada. Ela tá muito amuadinha... como nunca vi antes.
Consegui finalmente coletar a urina e já foi pro laboratório. Mando notícias depois...

23:45
Ela não tá andando... :(


30 de julho

Primeiro gostaria de agradecer a Vanessa pela oportunidade de postar aqui no blog... Sabe, não tomei aversão à comunidade, só achei que não estava me fazendo bem ler algumas opiniões. Quando passamos por uma situação como essa, ficamos muito abalados físico e psicologicamente; o desgaste emocional é muuuito grande.

A Shayenne passou o dia, na medida do possível, bem. Até agora, ela só vomitou pela manhã. Vamos ver como reage com a alimentação das 22h. Estou conseguindo medicá-la. Só um probleminha: ela não está fazendo xixi na caixinha, mas pela casa... Não sei o que está havendo... mais uma preocupação. E ele tá branquinho, sem cheiro nenhum e isso não é bom.
Se tudo ficar bem, só voltaremos na clínica na quarta-feira. Ainda vou tentar coletar a urina dela pra ver como está o rim.

Ela está chorando muito, sabe quando os gatos ficam no cio e dão aqueles miados grossos? Acho que tá enjoada, pq não está liberando as toxinas, né.

Queria escrever mais, mas fico olhando pra tela, na esperança de dar uma boa notícia a vcs, mas a vontade de Deus é que vai prevalecer. Obrigada pelas orações

Monday, July 24, 2006

Notícias da Shay

Para quem não tem acesso ao orkut, vamos colocar aqui notícias atualizadas da Shayenne, dadas pela Ana Lúcia na comunidade Gatos. As notícias estão organizadas, de cima para baixo, da mais recente à mais antiga.



28/07/2006
13:16
Oi gente... As notícias não são muito animadoras... A Shayenne perdeu mais 120g e agora está pesando 2,030k; tá só pele e osso. Ela entrou em crise renal, isso significa que o rim não tá retendo mais quase nada . A secreção era pus mesmo, ou seja, infeccionou e ela vai tomar amoxicilina. Mas não vou desistir da minha gatinha! Vou continuar fazendo tudo o que posso e o que não posso por ela! Mesmo que ela não queira mais olhar pra mim (ela tá fugindo de todos) vou continuar lutando!

Pra vcs terem idéia, ela está tomando atualmente:
•Amoxicilina
•Lotensin
•Famotidina
•Norflagem
•Predsin
•Humectol
•Lactulona
•Hidróxido de Alumínio
•Plasil

Continuem pedindo a Papai do Céu por ela! Vanessa, vou seguir o seu conselho! Todos os dias a noite, eu dou um beijo de boa noite e digo até amanhã pra ela!

Beijinhos a todas

Ah, recebi o dinheiro e vcs não tem idéia de como estão me ajudando! A ultra, exame de sangue e medicação já foram pagos com essa grana... Valeu!!! Só Papai do Céu pode retribuir o carinho e dedicação de todas vcs!!!

27/07/2006
16:58
Desde ontem que ela não usa a caixinha. Vou levar ela amanhã na clínica... Tá saindo pus da incisão.
Amanhã mando notícias novamente!
Ah, ela fica se encondendo de todo mundo e nos lugares mais improváveis! Descobrimos ela dentro do box, deitada em cima da água.... Pode?
26/07/2006
18:16
Oi gente!
A Shayenne passou o dia bem, mas agora a noite vomitou...
Os remédios ajudaram e hoje ela já usou a caixinha, uma vez só, mas muito bem utilizada... rs*
Continua bebendo bastante água e isso é um bom sinal, né!

25/07/2006
10:16
Resultado da ultra!
Gente, que alívio!!! Não tem metástases!!!! O rim dela tá ruinzinho mesmo e ela tá com o intestino com "fezes endurecidas", o que pode terdesencadeado mesmo uma inflamação, infecção, sei lá! Estou falando como leiga, ainda não conversei com a Simone, mas parece que 1 tonelada saiu das minhas costas! Só em saber que tem tratamento SIM, estou RADIANTE!!!!
Ah, ela BEBEU ÁGUA HOJE... SOZINHA!!!
LINDA, LINDA, LINDA!!!

24/07/2006
15:08
Sobre o raio x
A Dra Heloisa disse que não é nada demais! UFA! Amanhã vamos fazer a ultra, as 11 da manhã. Ah, tenho também que coletar urina da Shay, mas isso está sendo um episódio e tanto... ainda não consegui.

A ultra é pra verificar se houve metástases abdominais ou se há algum processo inflamatório no intestino. Peço a Deus que seja asegunda opção... se for, tem tratamento!

A cada dia que passa ela tá mais fraquinha; já quase não se levanta; fica na caminha o dia todo... nem pra ir pro sol, que ela AMAVA!

Como disse pra Lucy, ainda tenho esperança de que ela fique curada, mas confesso que sempre que dou boa noite pra minha gatinha, não sei se no dia seguinte ela estará bem...
Eu até atendi o pedido de algumas pessoas e tirei fotos dela atuais, até coloquei duas fotos dela com o tubo no álbum, mas não gosto que vejam ela assim... Quero mostrar foto dela fortinha e atentada como era. Sinto falta de brigar com ela toda vez que subia no ármario e arranhava minha mala! Sinto falta de quando eu abria a porta e tinha que correr atrás dela pelo prédio pq ela fugia pros fundos do prédio... Sei que ela tá velhinha, mas poxa! Quero minha pequenininha de volta!!!







23/07/2006
18:49

Resultado do exame de sangue de hoje: a Creatinina baixou de 3,4 para 2,1, mas o fósforo se manteve alto. A vet pediu uma ultra abdominal urgente...
Fiquei preocupada!


23/07/2006
13:08

Ela não pode mais comer A/D pq tem alto teor de fósforo.. pelo menos por enquanto. Eu também não sou de desistir fácil e só Deus sabe o quanto tenho sido forte pela minha gatinha! Agradeço a todos as orações; continuem com elas!
A Royal Canin Senior é um pouco mais calórica que a renal e também é baixa em fósforo. Vamos ver se ela ganha algum peso!

23/07/2006
11:08

A Shay não está fazendo quimioterapia no momento... depois da cirurgia ela deveria fazer mais duas sessões, mas a Simone viu que ela havia emagrecido bastante e acabou adiando o início... até hoje não retomamos pq teve essas complicações com o rim... é provavel que nem faça mais, pq pela taxa de fósforo o rim dela está muito comprometido... Sabe, sinto que ela está indo aos pouquinhos... não sei se estou achando isso pq fiquei meio depressiva hoje, depois de ver que ela perdeu mais peso apesar dos cuidados ou se é a realidade mesmo.... Puxa, vcs não têm idéia da sensação de impotência que toma conta de mim neste momento...

23/07/2006
09:39

Voltei agora da vet com a Shay... ela perdeu 150g...
A secreção do tubo é normal e o cheiro também; é uma mistura de secreção com resto de comida, mas ela vai tomar antibiótico pq é portadora de rinotraqueíte e com a imunidade baixa, o olhinho tá com uma secreção purulenta. O ouvido está normal.
Fizemos hoje mais um exame de sangue para ver como ela está reagindo a medicação. Fizemos um raio x também e apareceram umas manchinhas esquisitas no pulomão que serão avaliados pelo Dra Heloisa...
Não tenho mais o que dizer por hoje, estou super pra baixo...

22/07/2006
15:51

Pois é, não tem previsão pra retirada do tubo... a vet disse que sairia uma secreção do local onde foi feita a incisão... realmente sai e tem um cheiro ruim! Pode ser que esteja infeccionando, vamos torcer para que não seja isso! Eu estava sentindo um cheirinho ruim e comecei a cheirar a gatinha (ela ficou irritadíssima com isso... o rabo parecia um chicote!) e achei que o cheiro ruim vinha do ouvido... vou levar ela na clínica amanhã e depois posto notícias!





22/07/2006
10:03

Ontem ela vomitou duas vezes... acho que estamos dando muita comida, não sei. Vou leva-la amanhã lá na clínica pq o ouvidinho dela está com um cheiro muito ruim, o mesmo cheiro da secreção que sai da incisão do tubinho...
Hoje eu já diminuí a quantidade de comida e espacei mais o horário e ela não vomitou. Que bom!
Amanhã mando mais notícias!
Valeu pela torcida!!!!

21/07/2006
08:52

Shayenne vomitou hoje de manhã... fiquei desesperada! Coisas de mãe...
Coloquei fotos dela com a sonda no álbum!
Beijinhos


20/07/2006
05:33
Bom dia!
Meninas, já estou com os recibos em mãos e vou postar as fotos hoje... Agora aprendi a pedir recibos e já estou também com o da colocãção do tubo. Por falar em tubo, ô treco estranho, mas confesso que é menos estressante. Agora de manhã já mediquei e alimentei ela dormindo! Ela se mexe pra um lado e pro outo, fica fazendo "nham nham" com a boquinha, mas é normal. Descobri que a ração tem que ficar bem molinha pra passar bem no tubo. Estou fazendo uma tabelinha pra prender pelas paredes da casa pra quando eu não estiver aqui, alguém dar a medicação e comida.

Continuem orando por ela, pq o tubo está facilitando nossa vida, mas é uma sensação muito ruim ver nosso bichinho com um tubo saindo pelo pescoço. Ainda não fiz o curativo... frouxa do jeito que eu soi... ai, ai... vamos ver!




19/07/2006
14:21
Oi gente!
A Shayenne chegou em casa neste exato momento... tá reclamando pra caramba, mas já se aconchegou num cantinho. Medicação que vamos continuar a usar: Famotidina; nova medicação: Plasil e Hidroxido de alumínio (doados pela clínica). Vamos tentar nos acostumar com esse tubo!


19/07/2006
07:22

Oi gente! A Shayenne, neste momento, deve estar colocando o tubo... Já chorei tanto! A vet disse que com o nível de fósforo que está no organismo, cerca de 75% da função renal dela está comprometida... Depois, com o tubo, ela vai tomar nitrato de alguma coisa, continuar a famotidina e se alimentar. Teremos que continuar com o soto intradérmico em casa pelo menos 3 vezes na semana...

Desculpem o desabafo, mas tenho a sensação de que estou perdendo minha pequenininha aos poucos... Tô com medo, mas seique estou fazendo o que posso e o que não posso por ela!
Mais uma vez eu peço: orem a Papai do Céu por ela, para que sua vidinha tome o rumo que Ele achar melhor pra ela..


18/07/2006
08:24
Oi
Amanhã a Shay vai colocar o tubo gástrico... Vou levá-la as 9:30 e buscá-la no fim da tarde. A veterinária disse que a colocação da sonda é muito simples e dura 5 minutos... O animal é levemente anestesiado (não é entubado) através de uma máscara facial... A sonda é colocada através de uma pequena incisão no esofago... É feito um curativo com bandagem, ou coloca uma espécie de "camisa" diariamente...

Ela informou que o nome correto do procedimento é esofagostomia...
Eu estava preocupada com o valor deste procedimento, mas mais um anjo apareceu em nossas vidas e vai arcar com a despesa. Depois coloco o recibo da esofagostomia também...


17/07/2006
05:49
Um tubo gástrico (acho que é esse o nome)
A veterinária sugeriu que colocassemos o tubo gástrico na Shayenne... O rim dela tá perdendo sua função e em consequencia disso a quantidade de fósforo no organismo está alta (ocasionando enjoos), teremos que trocar a A/D pela renal e teríamos que forçar... A vet disse que se forçar a renal pela boca, depois ela nunca mais vai querer comer e ela precisa. Além disso ela tem que tomar uma medicação pra diminuir o fósforo no organismo e esse remédio não é suportado pelos gatos por via oral...

(Ana Lúcia)

Wednesday, July 12, 2006

Apresentando a Shayenne




A Shayenne é uma gatinha siamesa de 13 anos que foi diagnosticada ano passado com um câncer de mama. Já foram feitas três cirurgias e aplicações de quimioterapia e a Shayenne tem boas chances. Essa gatinha já sofreu muito, mas luta bravamente para viver, com a força de quem sabe que é muito amada. O câncer de mama é o mais invasivo em gatas, mas felizmente a Shayenne tem ótimos prognósticos e se conseguir concluir o tratamento pode voltar a ter uma vida normal. Passou por maus bocados nas mãos de profissionais inescrupulosos antes de encontrar a Dra Simone da clínica Gatos&Gatos, no Rio de Janeiro, com quem iniciou um tratamento bem sucedido, porém muito caro.

A Ana Lúcia, mãe da Shayenne, gastou o que tinha e o que não tinha para bancar o tratamento da gatinha, todas as suas economias e o cheque especial e agora precisa de ajuda, ela ainda está pagando a cirurgia e os medicamentos e a Shayenne está recebendo uma alimentação especial para recuperar o peso (mais informações no final do texto).

A Shayenne pode ficar totalmente boa e ainda viver mais dez anos, feliz, com a família que tanto ama. Para lhe dar essa chance, a comunidade Gatos está organizando uma rifa de um lindo e diferente arranhador feito em craft, em formato de cubo, com dois orifícios de entrada e coberto com carpete, com detalhes em pelúcia cujas cores poderão ser escolhidas pelo ganhador. Gatinhos adoram se esconder, e você, além de ajudar no tratamento e na recuperação da Shayenne estará concorrendo a um belo brinquedo para o seu bichinho.

Sobre a Rifa

O sorteio será feito pela Loteria Federal no dia 29 de julho de 2006, sendo que os números correspondentes à rifa serão os três últimos do sorteio, por exemplo se for sorteado o numero 16.548 o vencedor será o 548 . A venda dos números será encerrada no dia 28, para a divulgação dos lotes comprados. A rifa é numerada de 000 a 999, com 1000 números dispostos em duzentos lotes de cinco números consecutivos, ou seja, ao comprar um lote, no valor de cinco Reais, você terá direito a cinco números para concorrer ao prêmio. Se o número sorteado estiver em um lote não vendido, o ganhador será o comprador do lote seguinte. Exemplo: caso o número sorteado seja o 548 e nele não houver contemplados, o brinde irá para o primeiro numero após ele que teve comprador. Todo o lucro será revertido pra Shayenne, ficando sua mãe/dona comprometida de comprovar seus gastos na comunidade gatos.

Para colaborar com o tratamento da Shayenne comprando um lote de cinco números da rifa, basta olhar o post acima. Lá você escolhe o lote que quiser, seguindo as instruções do post. Lembre-se que a cada lote comprado você tem cinco chances de ganhar o arranhador. Comprando mais de um lote suas chances aumentam e você ajuda mais.


Para ver fotos da Shay, das medicações e dos recibos da Ana, clique aqui


Informações sobre o tratamento da Shayenne, repassadas pela Ana:

A Shayenne precisa comer pelo menos 100 ml de ração A/D da Hills, por dia, como cada latinha vem com 130 ml ela precisa de uma lata por dia, cada lata custa em média oito Reais. Depois da cirurgia usou o Amoxil e Baytril (R$17,50). Como não queria comer, comprei o Cobavital (R$ 9,21) e precisou usar a Malt Past (R$19,70) , fez exame da tireóide e começou a usar o Tapazol (R$16,44), com ele, começou a vomitar e teve de refazer o exame e tomar injeção de ranitidina com plasil, até que o Famotidina (manipulado) ficasse pronto (R$16,00). O soro foi comprado na clínica e vou ver quanto custou também. Pra complementar a alimentação, feita com A/D , usamos Felovit (R$47,50). A cirurgia custou R$ 700, sendo que R$ 200 foram referentes à anestesia.

Os outros remédios que ela já tomou e só vai retomar com a quimioterapia são: Ondansetrona (R$22,48) e o Doxolem, que é o quimioterápico (R$35,00). Quanto ao recibo dos exames, vou pedir na clínica e assim que eu tiver em mãos eu mando também. Bem, não sei se as fotos servem, mas quero que tenham certeza de eu jamais brincaria com uma situação dessas...

Só pedi ajuda mesmo porque realmente já gastei além do que poderia, desde que eu descobri o primeiro carocinho, em julho de 2005, já se foram muitos reais. Se eu pudesse voltar no tempo, gastaria tudo de novo, só teria procurado logo uma clínica especializada com a Gatos e Gatos, assim não teria feito minha gatinha sofrer de forma desnecessária. Mas tenho consciência que o que fiz foi o que eu achava que era o melhor pra ela; os errados foram os que usaram da minha falta de experiência, até pq a Shayenne foi e é o único felino que já tive em minha vida... Depois de 13 anos sem ter nem ao menos um resfriado, não poderia deixá-la sem assistência... Não só por isso, mas por todo o carinho e companheirismo dela...

Vou deixar também o telefone da clínica: (0xx21) 2467-4139 / 3396-0636. A veterinária que cuida dela é a Simone.
Mais uma vez agradeço a solidariedade e a ajuda de todas vocês. Só posso agradecer pedindo a Deus que vocês nunca passem por uma situação tão estressante emocionalmente como essa... O dinheiro faz falta sim, pro tratamento, mas o pior é você ver o seu animalzinho sofrer...
Beijos



Olha como foi uma cirurgia grande... Espero que dessa vez eu fique curada! Minha mãe continua me achando linda, mesmo estando assim, tão magrinha! Ela diz que logo, logo vou recuperar meu peso.

O Brinde


A Comunidade Gatos está rifando este lindo arranhador em forma de cubo, ele tem 30 cm e dois orifícios de entrada de 18 cm de diâmetro. Gatos adoram entrar em caixas e esta é muito especial, porque é feita em craft, coberta com carpete e com detalhes em pelúcia, cujas cores poderão ser escolhidas pelo ganhador.

Além de arranhador, este cubo é uma confortável casinha, onde seu gatinho poderá tirar uma soneca em segurança ou brincar de esconde-esconde. É leve, super prático e seguro, pode ser acomodado no canto da sala e é bem decorativo.